Infecções de ouvido em cães são uma doença muito comum. Na verdade, a maioria dos cães sofrerá de uma infecção de ouvido pelo menos uma vez na vida. Portanto, como dono de um cão, identificar os sinais de uma infecção de ouvido é útil. Além disso, ser capaz de preveni-los ou tratá-los é ainda melhor.
O que causa infecções de ouvido em cães?
Bactérias e/ou leveduras são a causa da maioria das infecções de ouvido em cães. Além disso, mais comuns em filhotes, os ácaros da orelha também são considerados uma fonte de infecções de ouvido. Portanto, pedir ao seu veterinário para coletar uma amostra e examiná-la no microscópio o ajudará a identificar a raiz do problema.
Quais são os sinais de uma infecção no ouvido?

Estar ciente dos sinais de que seu animal de estimação pode ter uma infecção de ouvido ajudará você a lidar com a infecção antes que ela saia do controle. Entre os sinais típicos de infecção de ouvido estão coçar, esfregar, tremer as orelhas, odor incomum vindo das orelhas e/ou dor e sensibilidade na área da orelha.
Como posso evitar que meu cão contraia uma infecção de ouvido?
Infecções de ouvido geralmente ocorrem como resultado de muita umidade no canal auditivo. Isso pode ser devido ao banho, natação ou limpeza. O excesso de umidade cria um ambiente ideal para o crescimento de bactérias e leveduras. Uma maneira de prevenir infecções de ouvido seria limpar e secar rotineiramente as orelhas do seu animal de estimação após o banho, natação ou limpeza.
Infecções de ouvido também podem ocorrer como um efeito colateral das alergias do seu animal de estimação. Essas alergias podem vir de pólen, poeira, mofo ou comida. Quando um cão sofre de uma reação alérgica, a pele dentro do ouvido fica inflamada e promove o crescimento de bactérias e/ou leveduras que já vivem dentro do ouvido. Para evitar que infecções de ouvido ocorram como resultado de alergias, você deve primeiro identificar a fonte da alergia e, em seguida, tentar reduzir a exposição do seu animal de estimação ao alérgeno específico. Além disso, limpar e secar rotineiramente o ouvido com limpador de ouvido feito especificamente para cães ajudará a prevenir o crescimento de bactérias e leveduras.
Como tratar as infecções de ouvido do meu cão?
Se você suspeita que seu cão tem uma infecção de ouvido, a melhor coisa a fazer é levá-lo ao veterinário. Medicamentos especiais são tipicamente prescritos para tratar a infecção de ouvido.
Primeiro, você precisará limpar suavemente a área infectada com uma solução suave para limpeza de orelhas de cachorro. Para isso, despeje uma pequena quantidade na orelha e cubra cuidadosamente com uma bola de algodão. Em seguida, esfregue a bola de algodão suavemente em movimentos circulares. Continue a repetir o processo até que a bola de algodão saia razoavelmente limpa, sempre respeitando o tempo que seu cachorro permitir.
Uma vez limpo, o ouvido está pronto para a medicação que seu veterinário prescreveu. Muitos veterinários alertam para nunca usar cotonetes, pois eles podem empurrar os detritos para dentro do canal auditivo. Além disso, nunca use produtos de limpeza agressivos, como álcool isopropílico. Em geral, na maioria dos casos, pomada tópica é tudo o que é necessário para tratar efetivamente a infecção de ouvido de um cão. No entanto, em situações mais graves, antibióticos orais também podem ser prescritos.
Considerando a probabilidade de que seu cão eventualmente tenha uma infecção de ouvido em algum momento da vida e levando em conta a dor e o desconforto que ele pode sofrer, é sensato estar ciente dos sinais de infecções de ouvido, bem como das maneiras de preveni-las. No entanto, é crucial conhecer as opções de tratamento. Portanto, seu animal de estimação de orelhas empinadas ficará muito grato!
Para maiores informações
Se você tiver dúvidas sobre este tópico ou perguntas gerais sobre cuidados com animais de estimação, entre em contato com o Cuidador de Cachorro. Veja mais artigos nossos sobre animais de estimação aqui.